O que é o Dia do Paciente

Prezados Pacientes, Familiares e Cuidadores,


Mais uma vez o BCTRIMS promove este Encontro com vocês, hoje denominado “Dia do Paciente”. Embora o nome “Dia do Paciente” tenha sido adotado recentemente, os Encontros BCTRIMS-Portadores-Familiares-Cuidadores se iniciaram 21 anos atrás.  

Os Encontros são apenas a expressão da consciência, que o BCTRIMS sempre desejou manifestar perante a sociedade, de seu compromisso primeiro e essencialmente o único, com os portadores de doenças desmielinizantes.

Sabedores que a Medicina se origina na doença, na dor e na limitação da capacidade corporal, e que ela se realiza apenas quando se coloca como instrumento de alívio e de recuperação, fundamos o BCTRIMS com a finalidade de coordenar os esforços de educação, de pesquisa e de ação junto ao Governo para a promoção da saúde de nossos pacientes. Imediatamente, demonstramos este compromosso, quando em março de 2000, poucos meses após sua fundação, realizamos nosso Primeiro Encontro, simbolicamente  em Brasília, capital do país.

Hoje, em meio à catastrofe da pandemia que assola todo o mundo e de maneira particular nosso país, nós médicos e profissionais de saúde, novamente reafirmamos através da promoção do “Dia do Paciente” o reconhecimento de nossa profunda identidade com todos os pacientes com esclerose múltipla e neuromielite óptica, seus familiares e cuidadores. Igualmente, sentimos todos vocês integrados em nós mesmos.

O Dia do Paciente em 2021, como no ano passado, será exclusivamente virtual. No entanto, a distância física não prejudica a riqueza de sua programação. Teremos sessões focadas em esclerose mútpla e em neuromielite óptica, com tópicos vistos sob a perspectiva de médicos e profissionais de saúde, dos pacientes, e de suas associações. Por fim, teremos a Sessão de Cuidados Multidisciplinares, demonstrando a importância de uma série de medidas terapêuticas não medicamentosas na recuperação funcional e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

O BCTRIMS deseja a todos os Pacientes, Familiares e Cuidadores bom proveito deste importante Dia.


Marco Aurélio Lana

Presidente do Conselho Diretor do BCTRIMS


O relato de experiência de sua vida é muito importante para nós

  • Compartilhe sua vivência
  • Deixe chegar suas palavras a quem precisa
  • Ajude a fortalecer outros pacientes
  • Se não quiser se identificar, não é necessário

ENVIE SEU RELATO AQUI!

Promoção

Gerenciamento


Apoio